Porto-Gaia Granfondo
- Date 20 Mar, 2022
- Hour 06h30 - 20h00
- Location Porto, Portugal
- Event Porto-Gaia Granfondo
About the event
Porto-Gaia Granfondo
Em 2022, o PORTO-GAIA GRANFONDO irá marcar presença no calendário velocipédico nacional. Com partida no coração da cidade invicta e final no quartel situado na Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia. Estas cidades estão separadas por um rio mas serão ligadas pelo Granfondo de Porto e Gaia.
O percurso não se limita apenas a estas cidades. Aliás há muito mais para além destas 2 cidades. Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Santa Maria da Feira serão os outros municípios que serão visitados no Porto-Gaia Granfondo, tornando este dia ainda mais completo e rico.
PERCURSO 1 - MINIFONDO, O MAIS CURTO - 52.1 KM
Após a partida no centro do Porto, subimos ao longo do Rio Douro levando à primeira separação de percursos. O Minifondo irá atravessar a barragem de Crestuma, até ao topo da N222, local que será comum aos outros 2 percursos. Apesar da subida, será um percurso acessível para os menos preparados (52km e 897m de acumulado).
PERCURSO 2 - MEDIOFONDO, INTERMÉDIO - 98 KM
Os participantes do Mediofondo e Granfondo continuarão a subir o rio até atravessar a ponte de Entre-os-rios. Pelo caminho algumas subidas vão ficando para trás e fazendo a primeira seleção. É quando se atravessa a ponte que as verdadeiras dificuldades começam. Em direção a Castelo de Paiva, o Rio Douro ficou para trás para o Granfondo, mas não para o Mediofondo que irá serpentear no sentido contrário. Descidas bonitas onde se pode tirar partido de algumas das melhores estradas da região. O sobe e desce é constante, mas a paisagem compensa. Até Canedo existe uma subida de 4km deverá deixar as últimas marcas antes dos participantes começarem a dirigirem-se para Gaia onde está a meta.
PERCURSO 3 - GRANFONDO, O MAIS LONGO - 156.6 KM
O Granfondo em Castelo de Paiva continua em direção a Arouca. Descidas lindíssimas acompanhadas por áreas verdejantes levam-nos até ao Rio Paiva. É apenas uma distração para o que ainda falta percorrer. A ponte sobre o rio deixa-nos sem palavras, mas tudo o que desce, também sobe. É precisamente neste momento que irão ficar sem respiração, com a subida que os espera. A subida de Gondramaz é longa e com pendente constante, mas também será o ponto alto. As subidas acumuladas e a distância começarão a fazer das suas. Felizmente os abastecimentos irão providenciar o ponto de apoio perfeito para apontar ao que resta percorrer. Quando voltarmos a Castelo de Paiva iremos encontrar novamente com o Mediofondo. Ainda faltam as minas e Canedo, mas quem chegou até aqui, certamente conseguirá terminar esta experiência.